A creatina é um aminoácido natural encontrado no corpo humano, que assim como os demais aminoácidos, são considerados blocos de construção das proteínas.
95% da creatina existente em nosso corpo está localizada nos músculos e os demais 5% estão distribuidos entre o cérebro, coração e testículos.
A creatina é diferente dos outros suplementos comumente usados pelos atletas – que em sua maioria são à base de vitaminas, minerais e hormônios -, já que é constituída simplesmente de aminoácidos.
Fontes Naturais de Creatina
A maioria da creatina existente em nosso corpo é absorvida através da alimentação, com transformação de aminoácidos disponibilizados durante a digestão dos alimentos. A síntese da creatina acontece no figado, nos rins e no pâncreas, e a sua produção acontece a partir da reação química da arginina, da glicina e metionina, 3 aminoácidos. As principais fontes naturais de Creatina são: as carnes e os peixes, produtos lácteos, ovos branco, nozes e sementes. A creatinina ingerida e produzida pelo nosso organismo é armazenada e utilizada para auxiliar na recuperação muscular.
Porque Usar Suplementos de Creatina
Os atletas que se submetem a treinos intenso sofrem um grande desgaste muscular e dificilmente as reservas naturais de creatina do organismo são suficientes para atender as necessidades de regeneração das células musculares. Assim, os suplementos são necessários para quem deseja ganhar força e massa muscular. Além disso, os suplementos de creatinina garantem uma maior resistencia aos exercícios de alta intensidade e propiciando o desenvolvimento de massa e de força muscular.
Como a Creatina Funciona Nos Treinos
A creatina basicamente aumenta a disponibilidade de energia muscular. As células do corpo humano armazenam energia através das moléculas de ATP. A quantidade de esforço que o corpo pode realizar está diretamente relacionada à quantidade de ATP que temos armazenado, além da facilidade com que ele é regenerado durante a atividade física. A creatina é a responsável por essa regeneração. Dessa forma, quanto maior a disponibilidade de creatina em nosso organismo, maior a capacidade do corpo manter-se em um nível alto de exercicios intensos durante um periodo maior, garantindo a regeneração da ATP.
Efeitos da Creatina No Organismo
Quando maior as reservas de creatina no organismo, maior a proteção das células musculares contra lesões. A creatina também diminui o colesterol. Em excesso, a creatina pode sobrecarregar o funcionamento dos rins e diminuir a capacidade orgânica de absorver os aminoácidos. Alguns efeitos colaterais passageiros também são relatados em casos raros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário