21 de setembro de 2010

Treinamento de Alta Intensidade




O que é o HIT e a escola da alta intensidade e baixo volume?
Celso Araújo

Para começar, vamos definir intensidade: pode ser definido como a máxima quantia de esforço momentaneamente possível, ou seja, se treina para atingir o que chamamos de falha muscular (o peso não se move mais na fase concêntrica do movimento).
A sobrecarga (e como conseqüência estimulo para a hipertrofia) se dá pelo aumento de peso ou repetições em relação ao treinamento anterior.
É uma escola de treinamento onde é estritamente calculado o volume x frequência x intensidade para maximizar resultados.
Nessa metodologia, menos é mais, ou seja, quanto mais intenso se treinou, maior o dano muscular e maior terá que ser o descanso para reparar esse dano.
São treinos breves, árduos e infrequentes.

Quais treinos pregam essa metodologia?
HIT Fullbody (High Intensity Training) – Treinamento de alta intensidade para o corpo inteiro.
Heavy Duty – Treinamento de alta intensidade com rotinas de corpo divididas durante a semana.
New HIT – Rotinas de corpo inteiro sem atingir a falha muscular completa.
DC Training – Treinamento parecido ao Heavy Duty, porém com um número maior de séries e uma grande variedade de exercícios por mesociclo. Também prega alongamentos intensos no fim de cada série.
Quais autores pregam essa metodologia?
Arthur Jones – Um dos maiores gênios que a humanidade já viu. Criador das máquinas nautillus, as quais possuem as maiores curvas de força (maior tensão contínua nos músculos e menor roubo) que já se viu.
Mike Mentzer – Bodybuilder perfeito (o único a tirar 300 pontos no Mr. Universe) treinado por Arthur Jones. Mais tarde desenvolveu seu próprio sistema de treinamento baseado no HIT original.
Elllignton Darden – PHD, braço direito de Arthur Jones em todas as suas experiências com o treinamento de alta intensidade. Mais tarde criou sua própria versão do treino chamada de New HIT.
Stuart McRobert – Treinador de força especialista em treinamentos para hardgainers (os que tem dificuldade em somar músculos) encontrou na filosofia HIT um ponto de complemento do seu trabalho.
Dante Doggcrap – Bodybuilder amador, estudioso do esporte, conhecido mundialmente na internet pelo seu sistema eficaz de treinamento.
Ken Hutchins – Autor do método superslow de treinamento. Onde o foco consiste em realizar contrações extremamente lentas e controladas para buscar a fadiga muscular e rompimento de fibras.
Dr. Ken Leistner – É um dos maiores treinadores de atletas do mundo, atuando principalmente na liga nacional de futebol americano. Aplicando a metodologia HIT para seus atletas.
 
 
Quais atletas são adeptos dessa filosofia de treino?
 
Mike Mentzer – Bodybuilder lendário. Único score perfeito na história do Mr. Universe.
Ray Mentzer – Irmão de Mike. Único atleta (ao lado de Sérgio Oliva) que teve seus braços medidos e comprovados em 50cm (os maiores braços da época, contrariando as revistas da época que citavam números absurdos em seus atletas) por Arthur Jones.
Casey Viator – Mais um bodybuilder lendário. Entrou no hall da fama ao ser eleito o mais jovem atleta a conquistar um Mr. Universe.
Dorian Yates – Muitos o consideram o melhor bodybuilder que já existiu. Um monstro, que foi aluno de Mentzer, e adaptou o HIT as suas necessidades.
Edson Prado – Bodybuilder brasileiro 2x Mr Universe, seguia o heavy duty original de Mentzer.
David Henry – Seguidor do dc training, ficou em segundo lugar no Mr. Olympia de 2009 na categoria 202.
Markus Reinhardt – bodybuilder amador, ficou famoso após estrelar o documentário de treinamentos HIT sendo monitorado por Mike Mentzer.

Vale sempre ressaltar: O HIT É PARA TODOS, MAS NEM TODOS SÃO PARA O HIT.



Nenhum comentário:

Postar um comentário