31 de agosto de 2012

BENEFÍCIOS DA ÁGUA AO CORPO






Água  ajuda a emagrecer, faz maravilhas pela nossapele e dá uma força para o bom funcionamento do  organismo. Além disso, beber esse “líquido precioso” dá energia e harmonia ao nosso corpo, alivia a tensão no trabalho e até melhora o seu humor.
Um estudo americano publicado no “The Journal of Nutrition” afirma que uma leve desidratação já causa variações no humor. Pesquisadores avaliaram participantes que fizeram caminhada em uma esteira  por 40 minutos e descobriram que, ao perderem apenas 1% do peso corporal em líquidos, eles demonstraram piora no humor, na concentração e na energia. Mais um motivo para andar com uma garrafinha de água a tiracolo.
O nutrólogo Marcos André Dantas lembra que a vida começou da água, e  60% do nosso corposão  compostos por ela. De acordo com estudos, você pode viver um mês sem comida, mas sem água não consegue sobreviver depois de 48 horas.
“Quem não toma água pode enfrentar problema no rim, ficar lentas e desidratadas. O certo é beber de 2 a 4 litros de água por dia. A falta desse líquido também deixa o intestino preso”, destacou o médico.
O nutrólogo lembra que as pessoas que têm o hábito de beber água possuem menos possibilidade de ter problemas de cálculo renal. “Ao acordar e beber água, a pessoa já desperta o estômago, o rim e acorda todo o resto do corpo. Com isso, o indivíduo se sente  melhor. Outro benefício é que o líquido ajuda na produção do suco gástrico, evitando, dessa forma, a gastrite”, disse Dantas.
No entanto, o médico esclarece que alguns pacientes sentem uma sede intensa. Isso pode representar sintomas de dois tipos de diabetes – mellitus e insipidus. “Pessoas idosas se esquecem de tomar água, por isso desenvolvem infecção urinária, cálculo renal, entre outras”.
Outros benefícios da água
Funções: Digestão - A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação (a partir dos 25 anos, o corpo começa a perder água naturalmente).
Toxinas: Bye-bye, celulite - Beber água filtra e dilui as toxinas,  facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater a acne, a celulite, as estrias.
Pele: Ressecamento - A água evita também que a sua pele fique ressecada e seus cabelos, muito fracos.
Doenças: Pedras nos rins - Problemas intestinais ou até mais graves como cálculos renais ou hipertensão podem ser evitados com a ingestão de água. Beber água reduz a produção de pedras nos rins e as infecções urinárias.
Medida: Dose certa - A dose correta é de dois a quatro litros de água por dia.
Infecções: Respiração - Beber água mantém as mucosas do sistema respiratório convenientemente hidratadas e diminui o risco de infecções virais, como a gripe. A água também ajuda a limitar a incidência de ataques de asma.
Saliva: Gengivite - A saliva, que contém substâncias antibacterianas, diminui,  se não bebermos água. Isso favorece a presença de bactérias que provocam gengivites, cáries e outras doenças da boca. [Por Diná Sanchotene - Gazeta Online]

Nenhum comentário:

Postar um comentário