3 de outubro de 2010

BCAA







PDF Imprimir E-mail
O que são os BCAAs?São os aminoácidos essenciais de cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina,opularmente conhecidos como BCAAs, sigla derivada da denominação em inglês: Branched Chain Amino Acids . São primariamente metabolizados no músculo esquelético como substratos energéticos, ou utilizados como precursores para a síntese de outros aminoácidos e proteínas.
Para que servem?Os benefícios da suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada para a atividade física são: auxiliar na hipertrofia muscular; exercer ação anticatabólica; retardar a fadiga central; melhorar a performance; poupar os estoques de glicogênio muscular; aumentar os níveis plasmáticos de glutamina, após o exercício intenso.
Quais os tipos que existem?Os BCAAs para suplementação são geralmente encontrados na forma de cápsulas, podendo também ser encontrados na forma líquida ou em pó. Pelo fato de sua absorção ser dependente de sódio e íons hidrogênio pode ser que os BCAAs na forma líquida tenham alguma vantagem na absorção, pois estes contem água e consequentemente íons H+.
Como ingerir?A ingestão dos BCAAs como suplementos deve ser feita antes durante e depois do exercício físico. Antes com o intuito de no exercício evitar o catabolismo muscular, durante com o intuito de diminuir a absorção cerebral de triptofano e a conseqüente fadiga central pela ação da serotonia e depois com objetivo de síntese muscular, e recuperação do glicogênio muscular.
Essa administração irá depender do objetivo, da alimentação e da rotina individual.
Existem efeitos colaterais?Existe, por parte dos estudiosos, certa preocupação com a suplementação de doses muito elevadas dos BCAAs (acima de 20g/dia), pois na grande maioria dos estudos com tais parâmetros houve registros do aumento da amônia plasmática nos indivíduos, fato este que pode prejudicar as funções musculares e cerebrais.
Outro efeito adverso das altas doses são os transtornos gastrintestinais, como a diarréia, além do comprometimento da absorção de outros aminoácidos.
O uso do BCAA, portanto é muito vantajoso, desde que não se exceda a dose recomendada. Obedecendo o preconizado, os benefícios são grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário