11 de outubro de 2010

MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE

 


Fim do mito: até os anos 80, prevalecia a idéia de que pessoas acima dos 60 anos não deveriam levantar peso, porque poderiam sofrer fraturas e lesões. Pesquisas atuais mostram que a musculação não só é mais segura que os exercícios aeróbicos como apresenta maiores ganhos de força muscular.
Por que é seguro: aumenta menos a frequência cardíaca e a pressão arterial do que caminhar, correr, pedalar. Em estudo feito nos EUA, pacientes que já haviam sofrido problemas cardíacos, ao praticarem musculação, tiveram 3% de complicações cardiovasculares contra 44% de complicações em pacientes que praticaram exercícios aeróbicos.
 
  • Mais massa óssea: além de turbinar a força muscular, a musculação estimula o aumento da massa óssea. O ganho ocorre quando os ossos se comprimem para realizar o movimento.
  • Mais benefícios: estudo piloto realizado pelo Cecafi, da USP, mostrou melhora rápida na condição física de mulheres idosas para executar tarefas diárias (subir escadas, subir em ônibus, carregar sacolas). Além de ganhos de massa óssea e muscular, as participantes tiveram, sem dieta associada, redução do tecido adiposo, da pressão arterial e das gorduras do sangue. 


São inúmeros os benefícios proporcionados pelos exercícios de musculação. Mesmo para quem nunca realizou atividades físicas pode iniciar um programa e ainda alcançar bons resultados.Mais lembre-se o ideal antes de iniciar qualquer atividade física é procurar um médico especialista para fazer uma avaliação física.
No processo de envelhecimento acaba ocorrendo uma diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo acaba ficando mais lento e diminuindo, com isso a tendência é ganhar mais gordura, porém esses efeitos podem ser minimizados com a musculação.
Outro grande benefício da musculação é o auxílio na prevenção à osteoporose, além do entrosamento social, que ajuda a reduzir a depressão.
Além desses benefícios, a musculação não aumenta tanto a freqüência cardíaca e a pressão arterial quanto os exercícios aeróbicos, como andar, correr ou pedalar.
Na musculação o risco de acidentes e lesões é muito pequeno desde que se tenha um controle da carga e tenha um professor especializado para fazer um acompanhamento.
No entanto, alguns cuidados são necessários para iniciar um treinamento de musculação.No inicio os exercícios devem ser feitos no máximo três vezes por semana com duração média de 40 min. e acompanhados de alongamento no inicio e final do treino.
Outro cuidado que deve ser levado em conta é com a alimentação, bem como a hidratação. Durante o treino a água e os sais minerais são gastos com os exercícios e devem ser repostos com alimentação adequada e ingestão de água durante e após o treino.


Fonte: http://www.webartigos.com/articles/14288/1/Os-Beneficios-da-Musculacao-na-Terceira-Idade/pagina1.html#ixzz125Js9B2n

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário