27 de agosto de 2010

PERFIL MISTER OLYMPIA

RONNIE COLEMAN



Um dos fisiculturistas mais conhecidos, detentor do recorde de oito títulos consecutivos de Mr. Olympia. Coleman sempre destacou-se por sua genética diferenciada.

Dados:

Nascimento: 13 de maio de 1964
Local de nascimento: Louisiana – Estados Unidos
Família: Casado com Christine Achkar Coleman. Possui 2 filhos Jamilleah e Valencia Daniel.
Altura: 1,80m
Peso médio em Off: 150kg
Peso médio em On: 137kg
Braço: 57 cm
Peito: 147 cm
Coxa: 86 cm



Ronald Dean Coleman chegou a destacar-se também no futebol americano pela sua força e massa muscular, no período em que freqüentou a faculdade (é formado em contabilidade). Coleman foi Mr. Olympia pela primeira vez em 1998 e seguiu invicto até 2005, se igualando em numero de títulos a Lee Haney (1984 – 1991) com também oito vitórias consecutivas, superando Arnold Arnold Schwarzenegger com sete vitórias. Coleman se ‘aposentou’ em 2007.

Principais títulos:

1990 Mr. Texas – 1st Heavyweight & Overall
1991 World Amateur Championships – 1st
1997 Grand Prix Russia – 1st
1998 Mr. Olympia – 1st
1999 Mr. Olympia – 1st
1999 Joe Weiders Pro World – 1st
1999 Grand Prix England – 1st
2000 Mr. Olympia – 1st
2000 Grand Prix England – 1st
2000 Joe Weider’s world pro cup – 1st
2001 Arnold Classic – 1st
2001 Mr. Olympia – 1st
2001 New Zealand Grand Prix – 1st
2002 Mr. Olympia – 1st
2002 Grand Prix Holland – 1st
2003 Mr. Olympia – 1st
2004 Mr. Olympia – 1st
2005 Mr. Olympia – 1st




A seguir reproduzimos uma entrevista concedida por Coleman a Rodrigo Aleixo (da Aleixo Assessoria), o responsável pela vinda dele no Brasil. Essa entrevista foi feita no dia 21 de Fevereiro de 2002, a 0h 30min, por telefone, de Columbus – Ohio.

Aleixo – Em 1997 você foi o 9o no Mr. Olympia. Em 1998, você venceu. Nós sabemos que vários atletas perseguiram, durante anos, o primeiro lugar, sem nunca o atingir. O que você mudou em sua rotina de 1997 para 1998, que levou ao crescimento tão espetacular?
Coleman – Eu sempre tive uma rotina de treinamento muito dura, que sempre procurei seguir. Além disso, Chad Nichols (nutricionista de vários campeões do fisiculturismo profissional) começou a cuidar da minha nutrição.

Aleixo – Então foi este o principal motivo da sua ascensão?
Coleman – Sim. A orientação sobre minha nutrição foi o principal motivo da minha melhora.

Aleixo – E a polícia? Você continua trabalhando como policial?
Coleman – Sim, continuo na polícia, mas trabalho apenas quando quero.

Aleixo – Depois que você ganhou o seu primeiro Mr. Olympia você passou a ter muitos convites para se apresentar mundo afora. Naturalmente, o seu tempo diminuiu. Como você faz para administrar esses compromissos com a sua dura rotina de treinamento?
Coleman – Eu não deixo os meus compromissos atrapalharem a minha rotina de treinamento. Onde quer que eu vá, eu treino. Quando chego ao aeroporto, o meu contato local naquela cidade normalmente já reservou uma academia para eu treinar. Se não, saio eu em busca de uma academia, independente de que horas sejam.

Aleixo – Em relação a sua primeira vitória no Mr. Olympia, você já esperava por ela?
Coleman – Não. Pensei que Flex Wheeler fosse vencer. Todo mundo achava que Flex Wheeler fosse ganhar.
Aleixo – Na sua opinião, a sua vitória no Mr. Olympia 2001 foi a mais difícil de todas?
Coleman – Não. A minha vitória mais difícil foi a primeira (1998). Ninguém esperava que eu ganhasse, e eu ganhei. Em 2001 todos esperavam que eu vencesse. E eu também venci! (risos)

Aleixo – Fale para a gente sobre a disputa que houve entre você e Jay Cutler no Mr. Olympia 2001.
Coleman – A disputa se divide em 4 rounds: simetria, muscularidade, poses e posedown. Jay Cutler venceu os 2 primeiros rounds, eu venci os 2 últimos. Mas eu consegui notas perfeitas nos rounds que venci, ao contrário de Cutler. Fiquei em primeiro lugar no 3o e no 4o rounds de acordo com todos os juízes.

Aleixo – Os jovens que começam no fisiculturismo hoje tendem a se espelhar em seus ídolos. Na condição de ídolo maior do esporte, que dica você daria para os seus jovens fãs brasileiros?
Coleman – Se este jovem tiver como bancar, contrate um personal trainer. Se não puder pagar um personal trainer, compre revistas. Informação é poder! Caso não tenha como comprar revistas, vá à academia e apenas assista. Assista aos caras mais velhos treinando.

Aleixo – No seu caso, o que você fez?
Coleman – A terceira opção. Eu ia à academia e ficava observando os caras mais velhos treinarem. (risos)

Aleixo – Você considera que os jovens treinam em excesso?
Coleman – Eles esperam muito. Fazem exercícios por 2 minutos e ficam esperando mais 2 minutos. Dão muito tempo entre uma série e outra. Não fazem o número necessário de repetições.

Aleixo – Há quanto tempo você já treinava quando venceu o Mr. Olympia pela primeira vez?
Coleman – Há 21 anos. Comecei na musculação com 12, 13 anos.

Aleixo – Qual foi a sua trajetória no esporte?
Coleman – Antes do fisiculturismo eu passei pelo futebol americano e pelo atletismo. Comecei a freqüentar academias bem novo, mas não era nada sério. Comecei a me dedicar exclusivamente ao fisiculturismo por volta dos 26 anos.

Aleixo – E o futuro do Mr. Olympia?
Coleman – Quero quebrar o recorde do Lee Haney – que venceu o Mr. Olympia por 8 vezes!

Aleixo – Mas não será nada fácil...
Coleman – O próprio Lee Haney me disse certa vez: “recordes são feitos para serem quebrados”. E eu quero quebrar este recorde.

Aleixo – Entre treino, repouso e alimentação, qual é a chave para o sucesso?
Coleman – Treino... repouso... e alimentação! (risos). Considero os 3 igualmente importantes.

Aleixo – Com que freqüência você treina o mesmo grupamento muscular?
Coleman – Duas vezes por semana.

Aleixo – E suas séries têm, em média, quantas repetições?
Coleman – De 10 a 15.

Aleixo – Sua rotina, fora de competição ou em pré-temporada, altera-se muito?
Coleman – Não. Não muda nada em meu treinamento. A única alteração é quanto à nutrição.

Aleixo – Não muda nada? Está escondendo o segredo do campeão?
Coleman – (Gargalhadas!) Não se pode contar tudo, não é verdade?


Mostramos agora como Ronnie Coleman divide sua rotina de treinamento:
· Coleman treina com pesos apenas uma vez por dia;
· Treina 3 grupos musculares por dia;
· Treina de segunda a sábado;
· O mesmo grupo muscular é treinado 2 vezes por semana;
· Cada treino dura aproximadamente 1h 15min (exceto o treino de perna, que dura 1h 30min aproximadamente);
· Coleman faz 2 treinos diferentes para o mesmo grupo muscular. Por exemplo, se no primeiro treino de peito da semana ele faz supino plano, no segundo ele faz supino plano com halteres.
· São feitos 3 exercícios diferentes com 10 a 15 repetições cada para cada grupo muscular;
· São feitas 3 séries por exercício + 1 série de aquecimento.

O treino de Ronnie Coleman é dividido da seguinte forma:
Segunda-feira – costas, bíceps e abdominal
Terça-feira – peito, ombro, tríceps e panturrilha
Quarta-feira – quadríceps e bíceps femural
Quinta-feira – costas, bíceps e abdominal
Sexta-feira – peito, tríceps e panturrilha
Sábado – quadríceps e bíceps femural
A dieta de Ronnie Coleman tem os seguintes pontos:
· Como carboidrato ele usa arroz, batata e massas em geral;
· Como proteína ele usa frango, peru e shakes de proteína (Whey Protein);
· Folhas verdes são usadas como fontes de fibra (poucas);
· Quando está em off season Coleman não hesita em comer pizza, hamburguer, frituras etc;
· As proteínas costumam ser grelhadas e o carboidrato (que geralmente é batata) cozido;
· Sua dieta para definição começa 14 semanas antes da competição;
· Quando em processo de definição, é retirado 75 % do carboidrato das 6 refeições diárias (são feitas 3 refeições sem carboidrato e 3 refeições com metade do carboidrato normalmente utilizado).

A rotina de Coleman é normalmente assim:

7h – Refeição 1 (aveia e shake de proteína – Whey Protein). Esteira após a refeição.
11h – Refeição 2 (batata e peito de frango)
12h às 13h 30min – Treino
14h - Refeição 3 (batata e peito de frango)
15h – Trabalho
17h – Refeição 4 (batata e peito de peru)
20h – Refeição 5 (batata e peito de frango)
23h – Refeição 6 (arroz e bife). Esteira após a refeição.

Abaixo estão algumas perguntas feitas pela platéia ao final da palestra dada por Coleman no Rio de Janeiro.

Pergunta 1: Você dorme quantas horas por dia?
Coleman: Aproximadamente 7h/dia.

Pergunta 2: Você faz alongamento quando treina?
Coleman: Faço apenas no dia de treino de perna, logo após o treino durante 10 a 15 min aproximadamente.

Pergunta 3: Já sofreu alguma lesão treinando?
Coleman: Em 1996 sofri uma lesão no bíceps femural direito fazendo agachamento que ainda me incomoda até hoje. A única coisa que mudei na minha rotina em função disso foi treinar mais leve o agachamento por um tempo.

Pergunta 4: Qual a quantidade de proteína que você consome por refeição?
Coleman: De 80 a 100gr de proteína por refeição.

Pergunta 5: Quais os suplementos alimentares que você utiliza?
Coleman: Eu uso vitamina A, vitamina C e cromo junto com a primeira e com a última refeição.

Pergunta 6: Quanto tempo você descansa entre as séries?
Coleman: Costumo descansar 1min 30s, mas no treino de perna descanso por 2min aproximadamente.

Pergunta 7: Você usa algum termogênico?
Coleman: Uso 2 vezes por dia – depois do treino com pesos e durante a esteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário