23 de novembro de 2010

Mariusz Pudzianowski


Mariusz Pudzianowski
Mariusz Pudzianowski

Mariusz Pudzianowski
Nascimento 7 de fevereiro de 1977 (33 anos)
Biała Rawska, Polónia
Nacionalidade Polónia polonesa
Ocupação Atleta de força, ator, cantor
Mariusz Pudzianowski (* 7 de fevereiro de 1977, em Biała Rawska, Polónia) é um atleta de força de ponta. Ele é conhecido pelos apelidos Pudzian, Dominator e Pyton (Píton).

Carreira esportiva

Mariusz iniciou seu treinamento esportivo de força aos 13½, em dezembro, 1990. Mariusz cita como seu suplemento chave de força o leite maltado. "Conheci um garoto, ele tinha 12 anos de idade", disse ele em uma entrevista. "Eu não podia levantar-lhe, então, ele tentou, e ele levantou-me até 15 centímetros no ar. Ele era forte." Isto lhe motivou a treinar musculação e se tornar o homem mais forte do mundo.[carece de fontes?]
Em 1° de maio de 1999, Mariusz entrou em sua primeira competição de força, que foi sediada em Płock, Polônia.[1] Ele alcançou o seu primeiro sucesso de nível internacional em 2000 quando terminou em quarto na sua primeira competição no World's Strongest Man.
Ele voltou para vencer o concurso World's Strongest Man em 2002, e manteve seu título em 2003 com a maior margem jamais alcançada na competição. Em março de 2004 ele também se tornou o campeão do Strongman Super Series.
Ele inicialmente terminou em terceiro no concurso World's Strongest Man de 2004, mas posteriormente foi desclassificado depois de apontar positivo para dopagem por substâncias proibidas. Ele foi obrigado a delvolver seu prêmio em dinheiro, perdeu os pontos na International Federation of Strength Athletes pelo evento, e recebeu um ano de banimento na competição. Pudzianowski não contestou a sua violação por substância proibida e renunciou do seu direito de ser verificada a amostra de fezes. Ele então retornou para ganhar o título pela terceira vez em 2005.
No campeonato World's Strongest Man de 2006, ele ficou em segundo, atrás do estadounidense Phil Pfister, o primeiro estado-unidense a ganhar a competição desde Bill Kazmaier em 1982. Pudzianowski havia liderado o começo da competição, no entanto Pfister ganhou os últimos cinco eventos e se aproximou do titulo. No evento final, as pedras de Atlas, uma das provas do atletismo de força (strongman), os dois iam mano-a-mano; Pfister, porém, consegui levantar a última das cinco pedras em menor tempo que Mariusz e ganhou o evento.
Pudzianowski recuperou seu título em 2007, ganhando com um evento de antecedência (o que ele também havia feito em 2003 e 2005). Ele se igualou à Jón Páll Sigmarsson e Magnús Ver Magnússon como os únicos a ganharem 4 vezes o evento.
Em 2008 ganhou o evento novamente, depois de vencer o estado-unidense Derek Poundstone nas pedras de Atlas, sendo, portanto, o único homem que conquistou o evento 5 vezes.
Em 2009, ficou em segundo lugar no World's Strongest Man, ao perder para o lituano Žydrūnas Savickas.
Mariusz pratica, desde os 11 anos de idade, artes marciais, o caratê kyokushin. Além disso, ele foi pugilista profissional por 7 anos antes de começar nas competições de força.[1]
Depois do World's Strongest Man de 2009, Pudzianowski voltou-se para as artes marciais mistas (MMA) e sua primeira aparição foi no KSW XII, que foi um evento (13º) de MMA promovido pela KSW (Polônia), em 11 de dezembro de 2009, em Varsóvia. O evento principal foi uma luta entre Mariusz Pudzianowski e o boxeador Marcin Najman, ambos fazendo sua estréia no MMA.
Mariusz Pudzianowski tem 1,86 m de altura e pesava cerca de 140 kg nas épocas de competições de força.[1]
Recordes pessoais





Nenhum comentário:

Postar um comentário