21 de novembro de 2010

O CUSTO DA REDENÇÃO- “The Cost of Redemption”

O que fazer naqueles dias em que você está desanimado, cansado e totalmente sem vontade de ir treinar? Muitas vezes pegar uma revista velha e ver fotos ajuda muito. Hoje temos a internet e podemos assistir a pequenos clipes no youtube ou ver algumas fotos online de nossos atletas preferidos. Mas sem dúvida nenhuma uma das coisas que mais pode animar qualquer ser humano vivo e que gosta de musculação a treinar é um DVD de treino Hardcore. Na última década dezenas de vídeos de treino foram lançados mas poucos conseguiram captar a essência do culturismo, a alma de um treino Hardcore. Dorian Yates e seu Blood & Guts, todo filmado em branco e preto foi um marco. Se o mundo fosse governado por Marombeiros, Blood & Guts seria um vencedor de 15 oscars. Dorian e seu parceiro berravam um para o outro e demonstravam uma intensidade que se pensava ser inigualável.
Poucos anos depois, um rapaz do Texas se tornou Mr Olympia e também fez o seu próprio vídeo de treinos. O DVD de Ronnie foi filmado em cores, fato que não tirou nem um pouco o ar sombrio e hardcore da produção. No vídeo “The Unbelievable” Ronnie faz coisas inacreditáveis mesmo como supino com halteres reto e inclinado com 90 kgs em cada mão, agachamento pela frente com mais de 200 kgs, remada cavalinho com quase 300 kgs. Poucos pensavam que outro vídeo pudesse conter tantos feitos e demonstrações de força.
Poucos pensavam que outro vídeo pudesse vir a ser tão empolgante inspirador quanto “The Unbelievable”. Mas Ronnie conseguiu novamente. Em 2003, após ter vencido um ótimo Jay Cutler em 2001 por muito pouco e depois de ter aparecido bem menor em 2002 (para tentar se apresentar mais seco, o que lhe garantiu o titulo, mas outra vez com pouca vantagem) Coleman precisava se redimir. Ele precisava mostrar ao mundo porque ele era o maior de todos. Era necessário mostrar ao mundo do que ele e seu físico eram capazes. Em 2003 Ronnie assombrou a todos se apresentando com 135kgs rasgado e sem gordura nenhuma no corpo. Assim que Ronnie subiu ao palco, o show havia acabado e todos perceberiam que a disputa seria para ver quem ficaria em segundo, atrás do Rei Coleman. Poucas vezes pode-se ver um campeonato onde houvesse um domínio tão grande. Em 2003 Ronnie não só venceu o Mr Olympia, ele demonstrou que ninguém vivo seria capaz de pará-lo. Como ele conseguiu se apresentar tão bem? Como ele ficou assim? Todos se perguntavam.
Com vocês “The Cost of Redemption” .
O DVD começa no dia 06 de Agosto de 2003, 9:30 hs da manhã, na sala da casa de Ronnie. Ele abre uma cortina na parede da sala e para a surpresa geral do pessoal na época, uma grande e bem equipada sala de musculação aparece através de uma enorme janela de vidro. O cara tem uma academia com as melhores máquinas e halteres que vão até os 90 kgs ao lado de sua sala, na sua própria casa.
Neste DVD podemos notar e conhecer como são os hábitos alimentares de Coleman. Logo pela manhã ele pega uma caixinha de grits. Grits são cereais feitos a partir de milho, muito comum no sul dos EUA. Em geral eles são cozidos com água resultando em uma espécie de mingau. Ronnie coloca uma fatia de queijo processado na tigela para cozinhar junto com os grits. Ronnie é um cara organizado. Enquanto cozinha seus grits no microondas ele já vai fazendo o café preto, pega seu potinho de claras de ovos na geladeira e prepara uma omelete. Ronnie coloca meio litro de claras de ovos em uma frigideira e prepara uma coisa parecida com omelete, ou claras mexidas.
Nessa hora os grits já estão cozidos e o omelete já está pronto. Ronnie mistura tudo em uma só tigela e come tudo junto. Pensou que era fácil ser mr Olympia?
Depois de se alimentar, é hora do treino. Ronnie vai para a Metroflex Gym para treinar panturrilhas, ombros e trapézio. Ele começa o treino fazendo panturrilhas na maquina sentado. Com certeza as panturrilhas são o ponto fraco de Ronnie, se é que podemos dizer que ele tem um ponto fraco. Na verdade elas são gigantes, mas acontece que as coxas dele e o todo resto é tão grande que proporcionalmente suas panturrilhas acabam tendo a aparência menor. Por isso Ronnie dá a elas prioridade e as treina primeiro. Em seguida Ronnie vai fazer um pouco de panturrilhas no Leg-Press, um pé de cada vez.
Nesta cena podemos perceber algo bem incomum em uma academia normal, mas como estamos na academia mais hardcore do mundo, tudo fica mais normal. Logo ao lado do leg-press, existe uma pilha com vários sacos de comida para cachorro. Na época todos ficaram meio abismados, hoje sabemos que o dono da academia, Brian Dobson adora caçar e a ração de cachorro é para os seus cachorros de caça.
Pouco antes de iniciar o treino de ombros, Ronnie, Brian Dobson e Gus Carter (parceiro de treinos de Ronnie) fazem uma pequena oração pedindo proteção divina.
O treino de ombros começa com desenvolvimento com halteres; Ronnie faz duas séries mais leves antes de ir para o seu maior peso neste exercício. Ele coloca suas cotoveleiras antes de começar as séries mais pesadas. Ele faz 10 reps com 65 kgs, e vai para a série mais pesada e impressionante. Sete repetições com halteres de 80 kgs! E no final ele soltou seus tradicionais gritos e ditados- “Yeah Baby! That´s was really heavy weight!”
Reparem que Ronnie sempre realiza seus desenvolvimentos deixando o tronco a 80º com o chão, sempre um pouquinho inclinado. Ele diz que tem consciência de que esta inclinação faz com o peitoral ajude um pouco, mas ela também cria um ângulo ótimo e ele é capaz de erguer muito mais peso. Por isso ele acha que vale a pena fazer desta maneira.
O próximo exercício de ombro é uma supre-série realizada em uma antiqüíssima máquina Nautilus. Essa maquina tem tanto a elevação lateral quanto o desenvolvimento. Ronnie faz os dois exercícios sem descanso entre um e outro. Ao terminar a super-série, Ronnie volta à prateleira dos pesos livres e começa a fazer elevações frontais. Sua forma de execução não é perfeita, quero dizer, ele balança demais o tronco para frente e para trás. É óbvio que para ele funciona muito bem, mas para nós, simples mortais não é a melhor escolha. Ele termina o exercício com halteres de 27 kgs. Light weight.
Ronnie fecha o treino de ombros com dois exercícios para posteriores realizados no cross-over. No primeiro ele posiciona as polias bem no alto, fica de pé, pega o cabo da direita com a mão esquerda e vice-versa de modo que os cabos se cruzem. Ele se inclina um pouco para trás e realiza o crucifixo inverso. Muita carga é utilizada e ele balança um pouco o tronco e acaba dobrando os cotovelos. Com certeza ele ainda sim está sentindo o trabalho nos músculos alvo.
No segundo exercício ele posiciona as polias o mais baixo possível, pega os cabos da mesma maneira que o exercício anterior mas agora ele curva o tronco e o deixa paralelo com o chão. Dessa forma Ronnie realiza mais uma variação do crucifixo inverso.
O treino de ombros do Mr Olympia não poderia ser completo se ele não treinasse seus monstruosos trapézios. Ronnie se dirige a uma gaiola, posiciona uma barra olímpica em uma altura pouco acima de seus joelhos. A câmera o filma de frente. Podemos ver ao fundo um pôster bem velho do Bruce Lee, pouco mais ao lado percebemos um exaustor de mais ou menos um metro de diâmetro na parede. O Prédio da Metroflex Gym é um lugar muito rústico e isso acaba criando um ambiente hardcore, onde só de se olhar já dá vontade de sair treinando.
Anilhas de 45 kgs vão sendo colocadas na barra para Ronnie faça encolhimento. Neste vídeo, Ronnie faz a versão do encolhimento que foi popularizada por outro Mr Olympia, Lee Haney. Este é o encolhimento por trás do tronco. Nele a barra é segurada atrás do tronco e não pela frente. É muito mais difícil de fazer e foca um pouco mais a parte medial e inferior do trapézio. A última série do exercício é realizada com extraordinários 310 kgs para onze reps! Foi uma série onde Ronnie demonstrou certa dificuldade, mas ainda sim ele conseguiu.
Logo após o treino, Coleman se dirige ao Black Eyed Pea, um restaurante onde ele adora comer e que vai aparecer muitas vezes ainda neste vídeo. Ele come frango, milho, feijão e pão de milho. “Offseason Meal” ele ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário